Bem vindo ao nosso Cyber Home - FABRICAÇÃO

COLHEITA

  A cana de açúcar é cortada, quando ela atinge o grau de maturação ideal, após 12 meses. A cana é adubada com esterco e bagaço de cana e com vinhoto, proveniente da destilação. A colheita é feita manualmente, sem a tradicional queima, para que não haja prejuízo na qualidade final do produto.

MOAGEM

Após a colheita a cana é transportada para a moenda, onde antes de moer é lavada. A moenda é constituída e um temo de moenda por motor elétrico, onde é feita a moagem da cana, cujo caldo é transportado por gravidade para o setor de fermentação, o qual passa por filtros, peneiras e decantadores para retirar as impurezas presentes na garapa.

FERMENTAÇÃO

A fermentação é feita usando-se fermento natural, que é feito com o próprio caldo da cana e colmos de cana prensados. Nesta etapa é onde ocorre a transformação da sacarose em álcool etílico e gás carbônico, o que ocorre no período de 18 a 24 horas, pela ação de leveduras. A fermentação é feita em cubas de aço inoxidável.

DESTILAÇÃO

Após a fermentação, a garapa é transportada para alambiques de cobre batido, o qual é aquecido a uma temperatura de 90° C, com o próprio bagaço da cana, proveniente da moagem, para que haja a evaporação do álcool, este vapor passa por um sistema de resfriamento, onde é condensado e volta a ser líquido, a cachaça. Nesta etapa é feito o fracionamento da cachaça, separando a cabeça, coração e cauda, este fracionamento é feito da seguinte forma: retira-se 10% do volume inicial da destilação que é a cabeça, 80% é denominado coração, parte nobre da cachaça e 10% do final da destilação que é denominado de cauda. Esta separação é feita medindo-se o teor alcoólico. A cabeça e a cauda são descartadas, só armazenamos o coração para posterior engarrafamento.

ARMAZENAMENTO

A parte nobre da cachaça, denominada de coração, é armazenada em pipas, com volumes que variam de 10.000 a 20.000 litros, feitas de freijó, por onde permanecem por um período mínimo de 12 meses, para que haja o amaciamento da mesma.

 

ENGARRAFAMENTO

Após o armazenamento, a cachaça é transportada para um recipiente de inox, de onde por gravidade passa por filtros de 10 e 5 micra, para retirar as impurezas, onde são envasadas nas garrafas previamente lavadas e esterilizadas, lacradas com tampas personalizadas, rotuladas, seladas e armazenadas em caixas com seis unidades de 300 e 600ml.

 

CONTROLE DE QUALIDADE

Todo este processo é feito sob a supervisão de um químico responsável.

 

© Cachaça Serra Preta