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Hyatt Cachaça Awards: a cachaça desfila no tapete vermelho.

Em sua segunda edição, evento reforça credibilidade e garante lugar de destaque entre os mais importantes concursos de cachaças do país.

O cenário era luxuoso: os modernos salões do hotel Grand Hyatt São Paulo, um dos mais sofisticados do país; para a festa, vieram convidados absolutamente distintos, daqui e do estrangeiro; e a bebida, além de ser da melhor procedência, era também o coração e a alma do acontecimento. Foi assim a segunda edição dos prêmios Hyatt Cachaça Awards e Hyatt Wine Awards, realizada entre os dias 8 e 10 de julho, na capital paulista. Participaram da competição 168 exemplares de vinhos brancos, tintos e espumantes, de 48 produtores nacionais, e 68 amostras de cachaças de 58 empresas de todo o Brasil.

O concurso foi organizado pela revista Vinho Magazine em parceria com a Vinopres, empresa criadora do Concours Mondial de Bruxelles, de vinhos e de espirituosos (destilados), um dos maiores e mais respeitados do mundo, e teve apoio da TAP, Linhas Aéreas Portuguesas, do Grand Hyatt Hotel SP, da Abrabe, Associação Brasileira de Bebidas, do Ibravin, Instituto Brasileiro do Vinho, e do PBDAC, Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana. Participaram jurados, brasileiros e estrangeiros, que degustaram às cegas todos os vinhos e cachaças selecionadas para a competição.

Do exterior vieram os jurados Jean Philippe Tytgadt, Baudoin Havaux e Olivier Frey, da Bélgica; João Paulo Martins, de Portugal; Helena Baker, da República Checa; Alex Ordenes, do Chile; Richard Cooper, dos Estados Unidos; e Yuriko Shimuzu, do Japão. Os degustadores brasileiros foram Aguinaldo Záckia, Albert José, Ruy Sampaio, Lucindo Copat, Renato Frascino, Ennio Federico, José Luiz Pagliari, Jorge Carrara, José Oswaldo Borges, Dagoberto Caldas Marques e Jorge Junqueira.

A premiação, realizada no dia 10 de julho, consagrou 22 das cachaças inscritas, sendo 11 com medalha de prata, oito com medalha de ouro e três com a medalha grande ouro. A distinção máxima do concurso foi entregue para a Cachaça Serra Preta, da Paraíba, a Cachaça Germana Heritage 10 anos, de Minas Gerais, e a Água da Pipa, do Rio Grande do Sul.

Para o jornalista Eduardo Viotti, diretor da Vinho Magazine, o crescimento da representação de cachaças em relação à primeira edição do concurso foi uma agradável surpresa: “Tivemos um aumento de quase sessenta por cento no número de inscrições, o que significa um expressivo incremento da representatividade na competição. E isso valorizou muito os resultados finais do Hyatt Cachaça Awards deste ano”, ressalta ele. “Infelizmente não podemos premiar todos os inscritos, para preservar a credibilidade do concurso, porque, afinal, nós não vendemos medalhas. O que a gente faz é reconhecer qualidade”, conclui Viotti.


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© Cachaça Serra Preta