Bem vindo ao nosso Cyber Home - NOTÍCIAS

Para Baudoin Havaux, principal executivo da Vinopres, o Hyatt Cachaça Awards deste ano foi uma excepcional oportunidade, para ele e para os jurados estrangeiros, de ampliar o conhecimento sobre a cachaça brasileira, para quem ele faz questão de tecer rasgados elogios. Havaux destaca que, especialmente na Europa, o que se sabe sobre a aguardente brasileira ainda é praticamente nada comparado ao potencial da bebida, tanto em termos de qualidade quanto de variedade. “Existe hoje uma grande curiosidade do consumidor europeu em relação ao Brasil, e um dos reflexos disso é o sucesso que a caipirinha faz no nosso continente. Nós compramos sonhos, e as imagens do Rio de Janeiro, da Amazônia, do samba, do futebol e da simpatia dos brasileiros é definitivamente um dos nossos sonhos”, diz ele.

Havaux acrescenta que a caipirinha se transformou num dos ícones do Brasil e desse sonho tropical para o europeu. “O tradicional drink feito à base de cachaça, limão e açúcar é hoje uma bebida altamente sofisticada e cara, que conquistou sobretudo a elite européia. Mas nós estamos descobrindo que a cachaça brasileira é muito mais do que isso, é uma aguardente de qualidades extraordinárias, que não fica a dever nada às melhores aguardentes européias, que têm séculos de tradição”, assinala. Por conta disso, o especialista belga acha que o potencial de mercado da cachaça na Europa e no resto do mundo é extraordinário.

Ente os premiados no concurso, uma das mais entusiasmadas com os resultados era Dirlene Maria Pinto, diretora da Uniagro, empresa fabricante da Germana, uma das mais tradicionais e festejadas cachaças de Minas Gerais. Para ela, a medalha de grande ouro, premiação máxima do festival, significa o coroamento do que ela define como “a saída do nosso quintal para consolidar a presença da marca no mercado nacional e também no exterior. E o reconhecimento da nossa qualidade por um júri composto por especialistas internacionais, numa degustação às cegas, foi extremamente gratificante, porque revela acima de tudo que nós estamos no caminho certo”.

Lembrando que a Germana já está sendo comercializada regularmente na Inglaterra, em Portugal, nos Estados Unidos, no México e na África do Sul, Dirlene ressalva que mesmo assim o objetivo da empresa não é massificar a sua bebida. “Muito pelo contrário, o que nós queremos é continuar vendendo qualidade acima de tudo. É claro que a nossa estratégia inclui uma presença forte nesses e em outros países também, mas sempre preservando o prazer de produzir um produto de excelência”, conclui ela.

Confira abaixo a relação completa das cachaças premiadas no Hyatt Cachaça Awards 2005:

GRANDE OURO
Cachaça Germana Heritage 10 Anos
Cachaça Serra Preta
Água da Pipa

Fonte: Cachaças.com


<< -- Retorna

© Cachaça Serra Preta