Bem vindo ao nosso Cyber Home - NOTÍCIAS.
Para Baudoin Havaux,
principal executivo da Vinopres, o Hyatt Cachaça Awards deste ano foi
uma excepcional oportunidade, para ele e para os jurados estrangeiros,
de ampliar o conhecimento sobre a cachaça brasileira, para quem ele faz
questão de tecer rasgados elogios. Havaux destaca que, especialmente na
Europa, o que se sabe sobre a aguardente brasileira ainda é praticamente
nada comparado ao potencial da bebida, tanto em termos de qualidade
quanto de variedade. “Existe hoje uma grande curiosidade do consumidor
europeu em relação ao Brasil, e um dos reflexos disso é o sucesso que a
caipirinha faz no nosso continente. Nós compramos sonhos, e as imagens
do Rio de Janeiro, da Amazônia, do samba, do futebol e da simpatia dos
brasileiros é definitivamente um dos nossos sonhos”, diz ele.
Havaux acrescenta que a caipirinha se transformou num dos ícones do
Brasil e desse sonho tropical para o europeu. “O tradicional drink feito
à base de cachaça, limão e açúcar é hoje uma bebida altamente
sofisticada e cara, que conquistou sobretudo a elite européia. Mas nós
estamos descobrindo que a cachaça brasileira é muito mais do que isso, é
uma aguardente de qualidades extraordinárias, que não fica a dever nada
às melhores aguardentes européias, que têm séculos de tradição”,
assinala. Por conta disso, o especialista belga acha que o potencial de
mercado da cachaça na Europa e no resto do mundo é extraordinário.
Ente os premiados no concurso, uma das mais entusiasmadas com os
resultados era Dirlene Maria Pinto, diretora da Uniagro, empresa
fabricante da Germana, uma das mais tradicionais e festejadas cachaças
de Minas Gerais. Para ela, a medalha de grande ouro, premiação máxima do
festival, significa o coroamento do que ela define como “a saída do
nosso quintal para consolidar a presença da marca no mercado nacional e
também no exterior. E o reconhecimento da nossa qualidade por um júri
composto por especialistas internacionais, numa degustação às cegas, foi
extremamente gratificante, porque revela acima de tudo que nós estamos
no caminho certo”.
Lembrando que a Germana já está sendo comercializada regularmente na
Inglaterra, em Portugal, nos Estados Unidos, no México e na África do
Sul, Dirlene ressalva que mesmo assim o objetivo da empresa não é
massificar a sua bebida. “Muito pelo contrário, o que nós queremos é
continuar vendendo qualidade acima de tudo. É claro que a nossa
estratégia inclui uma presença forte nesses e em outros países também,
mas sempre preservando o prazer de produzir um produto de excelência”,
conclui ela.
Confira abaixo a relação completa das cachaças premiadas no Hyatt
Cachaça Awards 2005:
GRANDE OURO
Cachaça Germana Heritage 10 Anos
Cachaça Serra Preta
Água da Pipa
Fonte:
Cachaças.com
<< -- Retorna
|